Inovação em conservação e restauro de papel

O objetivo deste programa de extensão é o de fomentar a inovação de processo em atividades de conservação e restauração de patrimônio documental em suporte de papel. Especificamente, objetiva-se conhecer processos exitosos de conservação e restauração de acervos documentais; estudar novas técnicas e materiais utilizados na conservação e restauro de papel; oferecer cursos de capacitação profissional na área de conservação e restauração de papel; orientar ações de conservação e restauro de papel à comunidade em geral; desenvolver projetos de conservação e restauro de papel sob demandas da sociedade; estabelecer parcerias em projetos de conservação e restauro de papel; angariar recursos para aquisição de equipamentos e material de consumo para o LABCON. Espera-se, como resultado, potencializar os processos inovadores da área de conservação e restauração de papel, bem como constituir um corpo técnico capaz de atuar em projetos de conservação e restauro, do diagnóstico ao acondicionamento, buscando novas tecnologias e promovendo inovações nos processos voltados a estas atividades.

Equipe:

Coordenador: Cezar Karpinski

Pesquisadores: Aline Carmes Krüger, Ana Lúcia BergamoAnelise Maria Regiani, Luciana Bergamo MarquesThiago Guimarães Costa, Rita de Cássia Castro da Cunha e Vanilde Rohling Ghizoni

Estudantes de Pós-GraduaçãoCamila Thiemi Nakamura Gonino e Leonardo Hermes Lemos

Estudantes de Graduação: Anakerlly Silva Coelho (Biblioteconomia), Felipe Daniel Fernandes Navarro (Arquivologia), Gláucia da Silva (Biblioteconomia), Luis Ricardo Amarante (Biblioteconomia), Patrícia Sobierajski Barreto (Arquivologia), Victor Vargas Menna (História).

Colaboradora: Lilian Mendonça

Projetos vinculados:

1. Labcon virtual – Criação de identidade visual de mídias sociais do Labcon (encerrado).
  2. Labcon acervo – Pesquisa e elaboração de um guia de fontes de informação audiovisuais sobre conservação e restauração de documentos em suporte de papel (em andamento).
  3. Ações de conservação e restauração em acervo da Biblioteca Central da UFSC – Tem como objetivo promover ações de conservação preventiva e curativa em livros da Biblioteca Central, cuja situação física impede a sua circulação (em andamento).
  4. Preservação do patrimônio documental do Museu do Imigrante de Nova Veneza: O objeto é orientar as práticas e ações de conservação/restauração a partir das diretrizes para salvaguarda de patrimônio documental do Programa Memória do Mundo da Unesco (em andamento).
  5. Workshop “Microscopia eletrônica de varredura: aplicações sobre documentos em suporte de papel”. Objetivo de  capacitar os pesquisadores envolvidos no projeto em possíveis aplicações da microscopia eletrônica de varredura sobre documentos em suporte de papel (encerrado).
  6. Webconferências Labcon